;

FRASES DO REI DO BAIÃO Gonzagão nobre poeta Da cultura popular No Brasil de Norte a Sul Fez sua estrela brilhar Cantando Xote e Baião Fez a sanfona falar loja gratis

O SAMBA NOSSO DE CADA DIA. - .

O SAMBA NOSSO DE CADA DIA. - .

O SAMBA NOSSO DE CADA DIA.

Written By LOC. JHONATANBITHS on terça-feira, 2 de dezembro de 2014 | 09:35



#Por Raimundo Jorge / Manda Brasa* / Salvador Bahia Brasil









EDERALDO GENTIL era taxativo: O SAMBA nasceu na Bahia, foi herança de ANGOLA. O Rio de Janeiro, ao receber, depois uma leva de africanos, oriundos de outros países do CONTINENTE AFRICANO, passou a fazer um tipo de música que já se fazia ouvido em todos os cantos da Bahia.





Nestas conversas regadas a muita cerveja, o EMBIRRENTO, EDERALDO GENTIL, permitia-se, pegar seu violão na CASA DO SAMBA e cantar algumas coisas e esperava uma galera metida a BURGUESIA do SAMBA vazar para subirmos até a CANTINA DA LUA, visitar CLARINDO SILVA beber de sua paciência e terminar as noites para as bandas da Barra ou de Brotas.



EDERALDO GENTIL, quem comeu água contigo, como eu comi, aprendeu um monte de coisas e aguentou muitos pitis, grande mestre.











Desta gente é impossível esquecer, do grande amigo de meus entes; OSCAR DA PENHA (BATATINHA), aqui em casa era batata, gostava de uma boa prosa, era manso e como todo sambista, amava uma “cerva”. Nutro respeito imenso e intenso pelo POVO DO SAMBA, em sua maioria; POVO DE SANTO. SAMBA é música de CANDOMBLÉ.



Outro grande amigo meu do POVO DO SAMBA é WAGNER PORTUGAL, amo o cara. Mas vale a pena um dedo de prosa com WALMIR LIMA, QUEINHO PINTO, EDIL PACHECO, GERALDÃO, LOBO MAU, MARTINHO DA VILA, TONINHO GERAIS, BETH CARVALHO, CHOCOLATE DA BAHIA, FIRMINO DE ITAPUÃ, ALÍRIO PARANAUÊ, CARLINHOS DO BANDOLIM, CACAU DO PANDEIRO, ELZA SOARES, ATAULPHO ALVES JÚNIOR, RILDO HORA, PAULO DEBÉTIO dentre vários outros.







Algumas mulheres não citei porque as mulheres do samba tira mais onda que as mulheres do pop-rock internacional. E alguns outros sambistas não citei porque não os conheço de lugar nenhum. Mas do SAMBA NOSSO DE CADA DIA não abro mão, nunca.







© 2012-2014 Todos os direitos reservados a jbn bahia Editorial S.A jbn bahia




Written by

0 comentários: